Dulce Campos

Aprender não significa acabar com dúvidas, mas conviver criativamente com elas. O conhecimento não deve gerar respostas definitivas, e sim perguntas inteligentes

Dulce Campos - Aprender não significa acabar com dúvidas, mas conviver criativamente com elas. O conhecimento não deve gerar respostas definitivas, e sim perguntas inteligentes

PROJECTOS

Projecto Eco-Escola

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Projecto Estação Meteorológica

Integrada no projecto eco-escolas a estação meteorológica funciona desde Abril de 2007. Recolhe dados 24 horas por dia com intervalos de 10 minutos. Estes são enviados e arquivados numa base de dados, da Weather Underground, o que permite construir um histórico e ter acesso aos parametros recolhidos sempre que desejado. Exemplo de dados recolhidos às 9:00 am de 8 de Abril de 2009.

Temperatura: 13.4 °C 13.5 °C 10.9 °C 11.7 °C
Ponto orvalho: 1.0 °C 2.0 °C 0.0 °C 1.0 °C
Humidade: 43% 57% 43% 50%
Velocidade do vento: 1.6km/h / 3.2km/h - 1.0km/h
Rajada de vento: 9.3km/h / 11.6km/h - -
Vento: ES-SUDESTE - - OES-NOROESTE
Pressão: 1022.9hPa 1024.9hPa 1022.9hPa -
Precipitação:

Projecto Escola Electrão

Enquadrado na Educação para a Cidadania, o Projecto Escola-Electrão, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas.

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.

Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente e a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.

O problema é tão grave que em 2006 saiu uma directiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.

Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular convidou as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável que as escolas têm vindo a promover. A nossa escola aceitou.

Projecto Twist – a tua energia faz a diferença

O projecto “Twist – a tua energia faz a diferença”  tem como principal objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma utilização mais racional da energia eléctrica e para os crescentes problemas resultantes das alterações climáticas.

Esta iniciativa é promovida pela EDP Serviço Universal e pela Sair da Casca – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Ministério da Educação/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Comissão Nacional da Unesco.

Cada escola pode participar com um grupo de twisters: quatro alunos do ensino secundário e um professor, os quais têm como missão desenvolver acções na escola cujo objectivo é identificar medidas que permitam tornar a escola mais eficiente do ponto de vista energético, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar.º

Regulamento

Twist – O Projecto

Site protected by VNetPublishing.Com Web Security Tools

Show Hidden Text

To see hidden text, click on "I like" button, and then refresh the page